Este é dos primeiros filmes de que tenho memória de ter visto. O meu pai sempre adorou por completo a trilogia de Sergio Leone com Clint Eastwood ("Por Um Punhado de Dólares", "Por Mais Alguns Dólares" e "O Bom, o Mau e o Vilão") e sempre que os filmes dão na televisão ele vê, apesar de já os saber de cor.
Lembro-me tão bem de quando era mais nova, a minha mãe fula por já ser tarde e querer-me na cama e o meu pai defender-me e dizer com autoridade que naquela noite nós iamos ver o filme juntos. A minha mãe lá desistia e ia-se embora. Só eu e o meu pai, juntos na sala a ver o Blondie, o Tuco e o Angel Eyes a degladiarem-se pelo ouro.
Mas não é só por causa das memórias que adoro o filme. Este é o pináculo do western spaghetti, Sergio Leone no seu melhor. Os westerns sempre foram caracterizados por bons, muito bons de um lado e maus, muito maus do outro, aqui as coisas são mais realistas, o bom não é nenhum santo. E depois as cenas de antologia, Tuco a correr desenfreadamente pelo cemitério onde está o ouro ou o duelo final entre os três personagens, tudo ao som de uma banda sonora magistral criada por Ennio Morricone. Foi com esta trilogia que Clint Eastwood explodiu para o estrelato, apesar de todos os actores estarem muito bem, é o carisma e aquele ar muito
cool que Eastwood confere à sua personagem que fazem dela a proa de um filme magnífico.