sexta-feira, julho 22, 2005

Sonhos e pesadelos

Quando acordo geralmente lembro-me sempre dos meus sonhos e muito raramente tenho pesadelos. No entanto já tive dois pesadelos que de facto fizeram-me acordar assustada, o primeiro foi com uma lula gigante terrestre que me queria apanhar e que eu consegui matar antes de acordar com um livro. Pois, dei-lhe uma traulitada com a "Divina Comédia" e ela caiu para o lado. Acho que a interpretação deste sonho deve ser que a literatura tem muito poder...
Com o segundo pesadelo fiquei mesmo muito assustada, acordei, liguei imediatamente a luz e demorei quase 2 horas para voltar a dormir. Sonhei que estava em casa quase às escuras e havia uma figura que se movia pelos corredores mas eu só conseguia ver o seu vulto alto e magro antes de entrar num quarto ou sala. Fui avançando de um modo muito lento pelo corredor e de repente a figura sai disparada da sala, vem rapidamente na minha direcção, pára mesmo à minha frente e vejo o conde Orlok!
Nunca sonho com filmes de terror porque simplesmente não me assustam por aí além mas não sei porquê o filme de F.W. Murnau, "Nosferatu" (1922), sempre me conseguiu tocar. Bela Lugosi que me perdoe mas para mim Max Schreck é o mais memorável vampiro cinematográfico de sempre.