sábado, julho 02, 2005

Desunião europeia?

Entretanto começou ontem a presidência britânica da união europeia e Tony Blair parece determinado em realizar ou tentar realizar grandes mudanças dentro da união, começando pelo modelo social vigente do qual a França e a Alemanha são as grandes defensoras.

Definitivamente a união europeia está numa grave crise, com estas lutas de poder entre o Reino Unido de um lado e a Alemanha e a França do outro e depois dos franceses e holandeses terem votado Não à constituição europeia. Penso que esta crise era inevitável, não só falharam na proposta de tornar a economia europeia a mais competitiva a curto/médio prazo como agora têm de lidar com a concorrência fortíssima da China.
Assisti pela televisão à conferência de imprensa dada pelo primeiro-ministro britânico depois do falhanço das conversações para o orçamento da UE em Bruxelas e pareceu-me fazer bastante sentido o que ele disse, que demasiado financiamento era dado à política agrícula e que se queria uma Europa melhor e voltada para o futuro devia-se financiar mais a inovação, a tecnologia ou o ensino.

De qualquer modo, a UE no estado em que se encontra não pode continuar, algo deve ser mudado, vamos ver o que os britânicos vão fazer e se de facto as posições recente de Tony Blair são altruístas e preocupadas com a Europa ou se não passa tudo de uma estratégia para tentar aumentar o poder do Reino Unido dentro da UE.