sexta-feira, dezembro 28, 2007

Uma História de Violência


O assassinato ontem de Benazir Bhutto, a primeira mulher a ser eleita para primeira-ministra num país muçulmano, é um rude golpe na tentativa de pacificar a situação no Paquistão, no entanto é apenas mais uma entrada na lista de mortes políticas importantes naquela zona.
Aliás, após a descolonização e consequente divisão da Índia Britânica no Paquistão e República da Índia, parece que quem pertença às dinastias políticas Bhutto e Nehru-Gandhi está destinado a morrer prematuramente.

Zulfikar Ali Bhutto, pai de Benazir e primeiro-ministro do Paquistão na altura, após o golpe de estado de General Zia em 1977 foi julgado com base em acusações de conspirar contra a vida de um oponente político. Foi condenado e executado em 1979.
Shahnawaz e Murtaza Bhutto envolveram-se activamente na tentativa de comutação da sentença do pai, o primeiro morreu no exílio em 1985 em circunstâncias dúbias, o segundo tornou-se opositor de Benazir quando esta estava no poder e foi assassinado em 1996.

Indira Gandhi, primeira-ministra da Índia durante quatro mandatos, foi assassinada em 1984 por dois guarda-costas sikhs na consequência da ordem de invasão do templo mais importante para aquela religião para eliminar um líder separatista.
O filho, Rajiv, assumiu o poder após a morte da mãe mas resignou-se do cargo quando sofreu uma derrota eleitoral. Foi assassinado em 1991 em plena campanha política por uma terrorista suícida.