segunda-feira, agosto 20, 2007

Patti Smith #1

"Jesus died for somebody's sins but not mine"

A data do concerto no Coliseu dos Recreios aproxima-se, altura para recordar a canção que marca o início da sua carreira e que é ao mesmo tempo a mais perfeita definição de Patti Smith enquanto poeta do punk rock.
"Gloria" foi originalmente escrita por Van Morrison em 1964 e o génio de Smith, mantendo apenas o refrão, transformou-a num dos hinos da cena underground punk de New York. Estávamos em 1975 e uma nova etapa na história do rock começava a aparecer. Na América surgia os Ramones e no Reino Unido os Sex Pistols estavam a tomar o país de assalto, no entanto Patti Smith foi a pioneira do lirismo num género carregado de energia quase selvática. Com fortes influências de, entre outros, Rimbaud, ela atreveu-se a elevar o punk a algo mais, criando em "Horses" um dos álbuns mais influentes de sempre.
A primeira importante exposição de Smith ao público em geral deu-se em 1976 no programa Saturday Night Live, que não era conhecido por alinhar com revoluções musicais mas uma notória excepção foi concedida. Toda a actuação é electrizante, com uma Patti Smith andrógina de camisa e gravata, assumindo sem pudor um ponto de vista lésbico e tornando "Gloria" numa canção de desafio. Sem dúvida um dos momentos musicais históricos da televisão.