domingo, maio 06, 2007

Pinturas

"The Taking of Christ" (1602) de Caravaggio

Há já bastante tempo atrás, quando via alguém demorar-se a admirar um quadro ficava sempre com a impressão que não era mais que snobice intelectual. Mas entretanto coisas mudaram na minha vida, se calhar simplesmente cresci.
Quando visitei o National Gallery em Dublin e vi este Caravaggio fiquei como que presa, não conseguia tirar os olhos dele. Ver imagens da obra na net ou em livros é uma coisa mas ao vivo torna-se imponente, as cores parecem diferentes, transforma-se em algo vivo. Tive que sentar-me no banco que havia ao pé da pintura e ali fiquei um pouco a ver o vermelho por cima de Jesus e Judas, o jogo entre o claro e o escuro e em especial a luz magnificamente representada na armadura do soldado.
No entanto, a imagem que não me sai da mente é a de na saída virar-me para trás, olhar em frente pelo longo corredor que une as várias salas da galeria e ver o quadro bem lá no fundo na parede como que a chamar por mim.