segunda-feira, abril 16, 2007

E se...?

Ontem a SIC passou o documentário sobre a hipotética descoberta do túmulo de Jesus e de sua família.
É excelente o facto de um dos canais de sinal aberto passar, em horário nobre e com uma boa promoção, um documentário. E a pequena troca de ideias em estúdio com dois convidados foi o epílogo que se sentia necessário depois do visionamento da peça.

Os argumentos apresentados são deveras interessantes mas penso que mais perguntas são levantadas do que respostas dadas. No entanto foi exactamente isso que me prendeu ao ecrã. Mais do que dogmas quero algo que fomente questões e troca de ideias, aprende-se muito mais assim. E a pergunta relevante aqui é e se o corpo de Jesus nunca tivesse ressuscitado e ele tivesse casado com Maria Madalena? Será que isso abalaria a fé cristã? Infelizmente para muitos crentes ortodoxos que se preocupam com pequenos detalhes acredito que sim, exemplo disso foi na blogosfera ter encontrado afirmações de que a sic está a enganar os tele-espectadores, mas para os crentes na mensagem de Jesus isso seria algo que nunca aconteceria.
Outro aspecto que me chamou a atenção foi no pequeno debate que se seguiu o padre Carreira das Neves, referindo-se ao suposto casamento de Jesus e Maria Madalena, ter dito que há uma passagem na bíblia em que Pedro confronta Jesus com o facto deste andar aos beijinhos (palavras do próprio Carreira das Neves) com Madalena, o qual terá respondido que a iria iniciar, que a iria transformar de mulher em homem. Uma pessoa completamente leiga ao ouvir isto muito provavelmente pensará que se ela será transformada em homem, Jesus está a afirmar que nunca existiria algo físico entre eles. Ora, pelo pouco que sei do gnosticismo e do que li do evangelho de Tomás, esta transformação é no plano metafísico e significa que Maria Madalena seria iniciada nos ensinamentos de Cristo. Não invalida que eles se casassem. Carreira das Neves sabe muito bem do que fala mas ao não explicar por completo o que disse acaba por promover uma ambiguidade que permite às pessoas pensar que Jesus afirmou não ter nada com Maria Madalena.