sábado, janeiro 27, 2007

Portugal na Eurovisão

É verdade que depois da Lúcia Moniz nunca mais demos uma para a caixa na Eurovisão mas também é verdade que, apesar de não terem tido uma boa classificação, Portugal teve canções fortes, bem construídas e que passaram o teste do tempo. E hoje, enquanto espero para ver a final feminina do Australian Open, deu-me para revisitar algumas dessas músicas.
Primeiro de 1967, "O Vento Mudou" de Eduardo Nascimento. É-me completamente impossível resistir a começar a dançar ao ritmo da introdução da canção. De 1969, uma das músicas portuguesas mais emblemáticas de sempre, "Desfolhada". Letra do grande Ary dos Santos e uma interpretação cheia de garra de Simone de Oliveira. "Quem faz um filho fá-lo por gosto" foi uma parte da letra que não caiu lá muito bem nas graças do regime mas Ary dos Santos era perito em provcocar a ditadura.

Em 1971 coube a Tonicha representar Portugal com "Menina", que ficou classificada no 9º lugar. E estou bastante inclinada a afirmar que esta é a canção mais bonita que Portugal jamais apresentou no festival. Por último, um momento que já pertence à minha geração, a melhor classificação obtida pelo nosso país. Lúcia Moniz conquistou o 6º lugar com "O Meu Coração Não Tem Cor" e pensar que chegamos a estar em 2º a 10 pontos do 1º lugar...