quarta-feira, janeiro 24, 2007

Cinefilias


As nomeações para os Oscars aí estão. Não há grandes surpresas, o que até é normal considerando que este ano não foi pródigo em grandes filmes. No entanto, por exemplo, a categoria de melhor actriz está recheada de pesos pesados, Meryl Streep, a brigada britânica em força com Judi Dench, Helen Mirren e Kate Winslet e também é justa a nomeação de Penélope Cruz. Aliás, acho que esta categoria vai ser aquela que de certeza não me dará desgostos qualquer que seja a vencedora. Sou fã das 4 primeiras e adorei ver Cruz em "Volver" mas acho que quem tem o melhor papel é Helen Mirren e deve ganhar.
Quanto ao melhor filme acho que "Babel" não terá grandes hipóteses simplesmente porque em termos de estrutura é muito semelhante ao vencedor do ano passado "Crash" (aqui não estou a falar em termos qualitativos, estou apenas a pensar em termos de lógica Hollywoodesca). Penso que a luta irá ser entre "The Departed" e "Letters from Iwo Jima", com vantagem para o primeiro.
Quanto aos realizadores irá ganhar muito provavelmente Martin Scorsese, no entanto a academia não é grande admiradora do seu trabalho e não me surpreenderia se Alejandro González Iñárritu ganhasse por "Babel". Clint Eastwood é carta fora do baralho porque ainda há pouco tempo ganhou a estatueta por "Million Dollar Baby".

A coisa que eu mais gosto disto de previsões dos Oscars é que nem é preciso ver todos os filmes para se dar uma opinião que depois se revela correcta, é a chamada lógica Hollywoodesca que referi em cima.