domingo, outubro 15, 2006

Salazar, esse grande anti-fascista!

Andei a ver o site de Os Grandes Portugueses da RTP e por curiosidade li a ficha de Salazar. Lá diz o costume, que o Salazar dirigiu ditatorialmente os destinos do país, impôs a censura e a PIDE mas acrescenta que criou as condições para o desenvolvimento económico, conseguiu que Portugal não fosse envolvido na segunda guerra mundial e que separou o estado da igreja.
Ao ler isto não consegui conter a minha indignação! Parece que querem branquear a ditadura e as mortes e o atraso que isso custou a Portugal!
"Criou as condições para o desenvolvimento económico" mas qual desenvolvimento económico? "Conseguiu que Portugal não fosse envolvido na segunda guerra mundial" mas o nosso país era alguma peça importante no jogo de poderes da segunda guerra? Quando eram os nazis que estavam na mó de cima bajulou-se o Hitler, quando os pratos da balança mudaram de posição bajulou-se os aliados, foi isto o que o nosso glorioso regime fez. "Separou o estado da igreja.", se bem me lembro o grande compincha do Salazar foi sempre o cardeal Cerejeira...