sexta-feira, março 24, 2006

Manual de sobrevivência

Tenho dentro de mim um manual de sobrevivência para depressivos com vários capítulos. Um fala de técnicas de como evitar ser magoada, outro fala de como saber ler os sinais de que algo poderá estar a ir no mau caminho e o livro acaba com um axioma, "Proteger-me a todo o custo".
Um curto capítulo do livro é "Como sobreviver quando se é magoada" e se o escrevesse seria assim:

1º Aguentar até ficar só. Porque não consigo chorar à frente de alguém, tenho uma enorme incapacidade para pedir ajuda e porque não quero chatear ninguém com os meus problemas.

2º Dar largas à dor. Mergulhar de cabeça no desespero, deixar os pensamentos mais estúpidos passarem pela cabeça e ir buscar ao banco de memórias tudo o que já me magoou no passado.
(Nota de aviso: este é o passo mais perigoso. Abusar do desespero pode causar actos com consequências graves. Para minimizar o perigo, repetir várias vezes "Isto já passa.")

3º Esperar que o cansaço emocional tome controlo. Aqui é quando a calma reaparece, como com o cansaço emocional vem também o físico ter o cuidado de arranjar um sítio confortável para ficar deitada.

4º Este passo tem duas derivações:
4.1 Se não tiver coisas importantes para fazer, deixar-me ficar deitada porque o cérebro automaticamente desliga-se atráves do sono.
4.2 Se tiver coisas importantes para fazer, pegar na banda sonora de "Conan the Barbarian" e ouvir as faixas 1,2,14,15 e 8 repectivamente, porque apesar de me chamarem várias coisas ainda estou aqui para resistir e lutar.

5º e último passo. Escrever algo com pretensões a intelectual para tentar convencer-me de que tenho algo de qualidade dentro de mim.