domingo, novembro 20, 2005

Titanic



Quando digo que adoro "Titanic" de James Cameron as pessoas não acreditam que eu possa gostar de semelhante filme (há já algum tempo que noto que é moda desprezar-se a obra como algo para adolescentes com hormonas aos saltos). Quando digo que, antes de perder a conta, vi "Titanic" 24 vezes, aí é que me olham como se eu fosse alguma maluca que precisa de tratamento urgentemente.

Não vou dizer que o filme é uma obra prima porque é demasiado óbvio que não o é. As personagens não passam de esboços estereotipados, o pobre bonzinho, o rico malvado, a menina rica que se sente presa pela sociedade... Mesmo a história, em partes, parece tirada a papel químico de outra pelicula sobre o navio amaldiçoado, "A Night To Remember" de 1958. No entanto, apesar destas falhas, Cameron conseguiu fazer pura magia. O segredo reside em algo que poderia levar a Paramount e a 20th Century Fox à ruína, megalomania. As cenas do afundamento, com uma réplica do barco de 90% do original, milhares de figurantes, toneladas de água, inúmeros efeitos especiais, associados ao factor psicológico de que este evento aconteceu mesmo em 1912, tornam o filme tão épico que este estravasa o reino da cinefilia para se tornar a realidade dentro do cinema.
Foi com "Titanic" que percebi o poder do cinema, de um modo bastante directo e brutal. Hoje, evolui o suficiente para reconhecer um pouco melhor esse poder nas suas formas mais subtis. Mas "Titanic" irá permanecer sempre um marco para mim, enquanto espectadora, nem que seja por aquele momento único em que pela primeira vez vi um filme panorâmico no cinema. As luzes apagaram-se, no escuro que se fez por breves instantes a tela abriu-se e aquele raio mágico projectou-se mostrando o enorme Titanic...