terça-feira, novembro 22, 2005

Publicidade



Cá volto eu à carga com os anúncios.

Já tinha reparado num anúncio de grande formato, a nova campanha publicitária da Renova. A imagem ficou-me na mente porque ver alguém de costas com aura enigmática, rodeado de homens que o olham com admiração e veneração pareceu-me religioso, e de facto a campanha é muito mais do que isso.
A Renova lançou o projecto AmorCausa e convidou o fotógrafo François Rousseau para dar um novo olhar às Bem-aventuranças. No meio da maior favela do Rio de Janeiro, Rousseau escolheu pessoas da própria favela para encenar e dar um ar moderno, quiçá mais próximo da mensagem de paz de Cristo. O projecto será editado em livro brevemente.

Entretanto, na França, a campanha foi proibida com o pretexto de poder ofender as convicções religiosas de parte do público. Claro, a única maneira correcta de se mostrar Cristo é usar a oferecida por essa imaculada instituição, a igreja. Tudo o mais são heresias...