terça-feira, novembro 29, 2005

David Copperfield


Ciaran McMenamin e Maggie Smith

Resolvi estreiar o meu cartão novo de utilizadora da rede de bibliotecas de Lisboa com o DVD da mini-série "David Copperfield".
Enquanto estava à espera na paragem do autocarro para ir para casa não resisti a recordar que, há mais de 10 anos, "David Copperfield" foi o primeiro livro que trouxe de uma biblioteca. E quando de repente começou a chover era como que se estivesse a reviver esse dia longínquo de novo.

Esta versão da BBC é a melhor adaptação que eu já vi do livro. Claro que é sempre complicado condensar uma obra com 900 páginas em 3 horas mas o ambiente vitoriano é recriado na perfeição e o elenco junta alguns dos nomes britânicos mais sonantes da representação. Maggie Smith, Ian McKellen, Bob Hoskins, Imelda Staunton, um trio vindo da britcom (Dawn French, Pauline Quirke e Zoë Wanamaker) e até temos direito a ver o puto que faz de Harry Potter na pele de David Copperfield quando novo. Quanto ao David Copperfield adulto, Ciaran McMenamin é exactamente como eu imaginava a personagem.
Em resumo, ontem foi um bom serão. Soube mesmo bem ver o meu livro favorito em DVD, aconchegada com a minha manta ribatejana e uma caneca de cappuccino quente.