terça-feira, setembro 20, 2005

Um pouco menos ignorante

Aproveitei para dar uma volta ao jardim da Gulbenkian e trouxe um livro com a temporada de música 05/06. Nunca fui muito letrada em música clássica, sei reconhecer as mais famosas mas de resto... e pensei, porque não ler os concertos que se vão realizar? Talvez algo me chame à atenção.
Estava no técnico, sentada num banco, a ler o livro de concertos e um rapaz sentou-se ao meu lado com o portátil, até aqui nada de novo. Mas de repente ele perguntou-me se eu costumava assistir aos concertos na Gulbenkian. A ler o livro eu devia parecer alguém que percebia algo daquilo e o rapaz pensou que podia ter uma conversa interessante comigo, senti-me uma enorme impostora. Lá consegui puxar dos meus poucos conhecimentos e disse que não, não costumava assistir aos concertos mas que as vindas de Yo-Yo Ma e Evgeny Kissin a Lisboa me estavam a tentar muito. Ele disse então que eu devia ir ao concerto de abertura da temporada, que valia mesmo a pena ouvir Pierre Hantaï, ele estudou cravo em Amesterdão com Gustav Leonhardt e era um excelente solista.
E assim, de um momento para o outro, ganhei um pouco mais de conhecimento sobre os melhores solistas contemporâneos.