quarta-feira, setembro 14, 2005

Teatro


Maggie Smith e Judi Dench


A propósito do novo look, na versão impressa, do The Guardian, acabei por ler um artigo sobre a actriz inglesa Judi Dench, em que ela afirma 'Please God, not retirement!'. E ainda bem, tanto para o bem do teatro como para mim. Sempre foi um dos meus desejos para, espero, concretizar no futuro, ver actuar numa peça em Londres, pelo menos um dos grandes nomes do teatro inglês, um Derek Jacobi, Ian Mckellen ou as meninas da foto em cima.
Talvez seja fruto da minha inclinação anglofila, mas acho que a fama dos actores britânicos de serem dos melhores do mundo é totalmente certa. E para se apreciar verdadeiramente o talento de uma pessoa, esse sitio é no teatro, sem os artifícios do cinema ou da televisão. Ao ver McKellen em "Gods and Monsters", Judi Dench em "Mrs Brown" ou Maggie Smith em "David Copperfield" só penso, se eles são excelentes no grande ecrã o que eles não farão num palco, em que têm o espaço necessário para expandir a personagem. Depois, quase todos eles têm aqueles pormenores que apimentam as personalidades fortes, como por exemplo Maggie Smith responder a um jornalista que lhe perguntou sobre o método Sanford Meisner, ao qual ela disse: "Oh, we have that in England, too. We call it wanking."

No artigo fiquei também a saber que está em rodagem o filme "Notes on a Scandal", com a Judi Dench e a Cate Blanchett. Em que Dench e Blanchett são duas professoras na mesma escola, Blanchett tem um caso com um aluno e Dench vai usar isso para manipulá-la a ser a sua melhor amiga. Parece-me que o filme vai ser um bom confronto de actuação entre as duas.