segunda-feira, setembro 26, 2005

Nippon

Este fim-de-semana virei-me para o país do sol nascente.
Durante os intervalos que fiz ao meu trabalho final de curso, vi finalmente dois filmes que tinham espicaçado a minha imaginação há já algum tempo, "Mishima: A Life in Four Chapters" de Paul Schrader e "Shichinin no Samurai" de Akira Kurosawa.



O primeiro conta a história de um dos maiores autores japoneses, e certamente o mais mediático, Yukio Mishima, que cometeu seppuku (ritual de suicídio) em 1970 depois de não conseguir instigar uma guarnição do exército japonês a rebelar-se contra o capitalismo e a colocar de novo o imperador como o chefe supremo do Japão. O filme entrelança encenações de extractos dos seus livros com a vida de Mishima, em especial o seu último dia, mostrando que nas suas obras podem-se encontrar fortes indícios da personalidade de Mishima e prevendo mesmo o seu suicídio.
Este filme, de 1985, ainda não foi oficialmente estreado no Japão devido à controvérsia que rodeia os ideais políticos de Mishima.



"Os Sete Samurais" de Kurosawa não precisa de apresentação, considerado a sua obra-prima e um dos filmes mais influentes da história do cinema. Na película é fácil constatar o carisma de Toshiro Mifune (o da espada maior) que o levou a ser o mais famoso actor japonês.