sábado, agosto 20, 2005

Memórias sonoras

Há já uns bons anos atrás, numa das vezes que fui à casa da minha prima, e enquanto ela punha a tocar os CDs dos Backstreet Boys e me mostrava posters enormes do Nick Carter, houve algo entre a colecção de CDs lá de casa que me chamou à atenção. Dois álbuns cheios de pó e já com as caixas partidas, a Sinfonia nº9 de Beethoven e uma colectânea de concerto barroco de vários compositores. Quando vi aquilo senti uma indignação dentro de mim, obras daquelas a serem tratadas com tanto desrespeito?! Achei que tinha de resgatar aqueles CDs de tanto desprezo, imediatamente! Enfim, tinha 15 anos e levava estas coisas muito a peito. Perguntei à minha prima se ela os queria, claro que ela respondeu que não, aquilo tinha vindo com umas revistas e eu poderia ficar com eles com a condição de levar emprestado também o álbum dos Backstreet Boys. Ela bem tentou converter-me à "religião" dela mas eu nestas coisas não me movo nem um centímetro da minha fé musical. Respondi imediatamente que sim. Só pensava no tesouro que levava para casa por um preço tão baixo.

Estes foram os meus dois primeiros álbuns de música clássica e para muitos exames estudei eu ao som deles. Lembro-me muito bem de um certo exame de Análise Matemática I que eu pensava seriamente que ia chumbar, mas não eram esses pensamentos que me iam derrubar, saí da cama e mandei ao ar as folhas das aulas, tudo ao som de "Allegro Assai" de Beethoven aos altos berros e para desespero da minha mãe. No final, sempre consegui passar no exame.