quarta-feira, junho 29, 2005

T200

Não, não é o mais recente filme da saga Terminator. É o início das comemorações do bicentenário da batalha de Trafalgar e da morte do Almirante Nelson durante a mesma.

Horatio Nelson, o maior herói naval da Inglaterra, é o meu personagem histórico favorito. As suas proezas durante as batalhas fazem inveja ao Errol Flynn, Flynn nos seus filmes só abordava um navio, Nelson, durante a sua primeira grande vitória ao largo do cabo de S. Vicente (1797), abordou dois de seguida!
Com medo que este post fique enorme, porque eu adoro falar do Nelson (os meus pais já levaram uma lavagem ao cérebro tão grande que já ficaram interessados nele) deixo aqui o link da The Nelson Society, o melhor site que eu conheço que relata todos os pormenores da vida do almirante.




Para começar as comemorações, a rainha Elizabeth II passou revista a uma enorme frota internacional de 167 navios de 36 diferentes países, Portugal incluído. Foi sensacional ver aqueles navios todos mas mais ainda o facto de podermos assitir à junção do passado e do presente dos navios de guerra.

Pelo menos até o dia da batalha, 21 de Outubro, a memória de Lord Nelson estará bem viva nas festividades que irão decorrer.