domingo, junho 19, 2005

Cinefilias



Um dos realizadores que mais gosto é David Lean. Admito que não vi todos os seus filmes mas o que vi em "Lawrence of Arabia", "Doctor Zhivago", "Oliver Twist" e "Great Expectations" tornou-o um dos meus favoritos.

Em "Oliver Twist" e "Great Expectations", as duas adaptações de livros de Charles Dickens que Lean fez, admiro o modo como ele cria a atmosfera perfeita. Em todas as adaptações de romances de Dickens que vi, exceptuando a maravilhosa produção da BBC de "David Copperfield" de 1999, é cometido sempre o erro de tratar a história como se fosse para crianças, é sempre enfatizado a aparência caricatural que Dickens dava às suas personagens. Lean pelo contrário, viu para além da superfície das personagens literárias. Nestes dois filmes vemos uma Londres escura, cheia de perigos, ambientes negros e personagens com motivações obscuras. Lean viu na perfeição o tom negro que Dickens pôs, de uma forma discreta, nos seus livros.
Depois vieram os épicos, a sua obra-prima, o magnífico "Lawrence of Arabia" e a seguir "Doctor Zhivago". "Lawrence of Arabia", para mim, é a absoluta definição de épico. Não é só o exterior majestoso do deserto, é também toda a complexidade da personagem interpretada por Peter O'Toole. Ao início temos um mero aficionado pela cultura árabe mas ao longo do filme vemos como Lawrence perde a sua inocência quando a pouco e pouco se deixa corromper pelo sucesso, levando-o a ilusões de imortalidade, e no final temos um Lawrence desiludido que se apercebe que o sonho perfeito só existia na sua cabeça e que a união entre as tribos árabes era impossível.
Uma das curiosidades do trabalho de David Lean é o facto de ter escolhido Alec Guinness para vários filmes, ele participa nos quatro filmes que mencionei.


"When the great actor says the line, you can put scissors precisely at the point A and it's wonderful. When the star says the line, you can hold for four frames longer because something else happens."

David Lean