sábado, abril 30, 2005

País de brandos costumes...

Ia hoje no metro, quando à minha direita uma senhora branca de idade começou a reclamar com um homem negro porque este tinha atirado para o chão pequenos papéis que estavam no lugar em que ele se ia sentar. Até aqui nada de novo, já vi este episódio com diferentes personagens. O problema é que no banco à minha fente um homem branco, também já com alguma idade, aproveitou para entrar na discusão. As coisas azedaram-se e de repente insultos racistas básicos ouviram-se, "Isto é a minha terra! Posso dizer o que quiser!", "Vai lá para a tua terra!".
Enquanto a senhora de idade acalmava agora o homem negro, aproveitei para ver bem o homem que estava à minha frente, até tinha um bigode à Hitler! Quantas vezes manifestamo-nos contra os estereótipos porque são uma visão simplista da realidade e agora à minha frente tinha um perfeito cartoon de racista!

Dizemos que Portugal é um país de brandos costumes, mas é tudo fachada. Os portugueses, em geral, fazem tudo para evitar conflitos directos mas os ressentimentos e invejas encontram terreno fértil por detrás da fachada e crescem. Quando a altura certa aparece, é impressionante a quantidade irracional de ódio que conseguem destilar...