sexta-feira, outubro 08, 2004

Anti-americanismo

Nas minhas deambulações pela amazon fui parar à página do livro "Anti-Americanismo" de Jean Francois Revel e pôs-me a ler os comentários feitos por, na sua maioria, americanos. Não li o livro mas sei que a obra escrita por este autor francês defende as posições americanas contra o "ódio" europeu da América. Escusado será dizer que na sua maior parte os comentários são a favor da posição do livro, mas ao mesmo tempo fornecem uma óptima visão do pensamento típico americano sobre a América e a sua relação com os restantes países do mundo, em particular a europa. A ideia recurrente é de que a europa odeia os estados unidos porque simplesmente é um mundo em decadência e tem imensa inveja do sucesso idílico norte-americano. A América é um paraíso de liberdade no mundo e como tal nós, mesquinhos europeus, odiamos tudo o que nos faça lembrar a nossa corrupção.
Isto tudo fez-me lembrar um momento brilhante da série "The West Wing" (já nao me lembro dos pormenores mas era deste genéro) em que a personagem Toby Ziegler falava com várias pessoas sobre o terrorismo islâmico e perguntou "porque nos odeiam tanto?". As respostas foram do tipo "porque eles odeiam a nossa liberdade", "porque não suportam sermos melhores" e de repente ele diz convictamente "Não! Apesar de não concordar com as razões, é por causa de mantermos militares nos seus países, porque tentamos impor a nossa cultura e política." Isto é o exemplo perfeito da sociedade americana, a população em geral pensa que a política externa do seu país não é nada mais do que ajudar todos aqueles países carenciados. Infelizmente são poucos os que sabem ou ligam ao facto do envolvimento dos estados unidos na queda de Salvador Allende e a colocação de Pinochet no poder no Chile, ao apoio dado ao regime Franquista em Espanha, a Salazar em Portugal ou mesmo a uma das sociedades mais opressoras no mundo, a Arábia Saudita, para não falar de outros casos.
Sim, é verdade que há inveja na posição europeia face aos estados unidos mas só isso não seria suficiente para despoletar a quantidade de anti-americanismo que existe. É a enorme arrogância com que a América trata todos os outros países, sem o mínimo de respeito, e a administração do governo conservador apoiado por fundamentalistas religiosos de George W. Bush só veio piorar as coisas com a sua política de isolação em vez de cooperação. É natural que a América lidere, afinal de contas é o país mais poderoso do mundo, mas isso não quer dizer que não oiça os outros países e que os respeite. Porque com mais poder e o facto de ser líder advém mais responsabilidade não só para com eles próprios mas também para com o resto do mundo.
América já foi, mais que um sonho, uma realidade criada com os melhores valores e princípios mas hoje tudo parece desmoronar-se num enorme pesadelo. Só espero que não passe disso mesmo, um pesadelo do qual possamos acordar.